O ano de 2024 foi marcado por uma grande conquista para o Judiciário anapolino: a elevação da comarca de Anápolis ao status de entrância final, equiparando-se à comarca de Goiânia. O deputado Amilton Filho (MDB) comemorou o avanço durante sessão realizada no dia 18 de março, onde esteve ao lado da irmã Andreia Rezende (SD) e do pai, Amilton Batista.
A decisão, anunciada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França, atende a uma antiga reivindicação da advocacia e da magistratura anapolina.
"Esta era uma importante reivindicação da advocacia e da magistratura anapolina, que valoriza os juízes que aqui atuam e faz com que eles criem raízes na nossa cidade", pontuou Filho.
Com a elevação da comarca, os juízes que atuam em Anápolis passaram a ter as mesmas prerrogativas dos magistrados da capital,Com a elevação da comarca, os juízes que atuam em Anápolis passaram a ter as mesmas prerrogativas dos magistrados da capital, especialmente em termos salariais. Antes, o caminho natural de um juiz envolvia começar em uma comarca inicial, depois ir para uma intermediária, e, apenas após muitos anos de carreira, chegar à entrância final. Agora, os magistrados de Anápolis não precisam mais se transferir para Goiânia, podendo consolidar sua carreira e permanecer na cidade até a aposentadoria.
Amilton também fez questão de reconhecer o papel fundamental de entidades jurídicas nessa conquista, como a OAB-GO, presidida por Rafael Lara, e a subseção de Anápolis, além de todos os advogados que atuam no município:
"Esta foi uma decisão crucial para a cidade, porque valoriza toda a comunidade jurídica e, principalmente, aqueles que são atendidos pela Justiça em Anápolis."


